AVC: Implementação de programas de prevenção e de tratamento especializado é foco do Global Stroke Alliance, em SP

Evento acontecerá de 10 a 13 de agosto e reunirá especialistas brasileiros e internacionais

No mundo, ocorrem 12 milhões de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) por ano. No Brasil, a cada cinco minutos, uma pessoa morre por um AVC e o problema é a principal causa de incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um AVC não retornam ao trabalho e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia. Para avaliar e discutir as melhores evidências para a implementação de programas de AVC nos níveis de prevenção, tratamento e reabilitação, será realizada a segunda edição do Global Stroke Alliance, que acontecerá entre os dias 10 e 13 de agosto, no Sheraton WTC, em São Paulo.

Com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros, o evento terá como tema central a longitudinalidade do cuidado ao AVC. Especialistas, gestores de saúde, pesquisadores, sociedades científicas, associações de pacientes e indústria discutirão políticas públicas e práticas baseadas em evidências no enfrentamento do AVC.

Na ocasião, será explanado sobre o impacto do AVC na América Latina e as lacunas da pesquisa à assistência; as implementações de centros de AVC e de reabilitação em contextos de baixo recurso; como melhorar o acesso e a qualidade do atendimento nos Serviços; como financiar adequadamente os tratamentos que salvam vidas e diminuem as sequelas, entre outras temáticas.

Um dos destaques da programação será a capacitação e cursos de atualização em prevenção de AVC para profissionais de Atenção Primária, agentes importantes no combate à doença. Isso porque a Atenção Primária é a porta de entrada do SUS, que atende até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para os hospitais. Haverá workshop sobre implementação de cuidados de urgência do AVC com apresentação de planos de ação regionais e nacionais, além de workshop para criação de um plano para reabilitação após alta hospitalar, que ainda é muito precária.  Uma sessão plenária trará explanação de iniciativas internacionais para reduzir o impacto do AVC, entre outras atividades.

“Abordaremos os desafios históricos e os avanços desde a primeira edição do evento. Convocaremos os profissionais de saúde para se juntarem a nós em um evento colaborativo, que trará novamente, na sua segunda edição, resultados concretos na melhoria do cuidado do AVC. Acreditamos que cada um é um elo importante que fortalece a nossa causa”, fala a primeira presidente mulher eleita da World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC), Dra. Sheila Cristina Ouriques Martins, que também preside a Rede Brasil AVC.

Serviço

Global Stroke Alliance

Data: de 10 a 13 de agosto

Local: Av. das Nações Unidas, 12559 – Brooklin Novo, São Paulo

Mais informações no site sp2022.globalstrokealliance.com

Sobre a Rede Brasil AVC

A Rede Brasil AVC é uma organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência multidisciplinar ao paciente com AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC, propiciar a reabilitação precoce e reintegração social. Mais informações no site https://www.redebrasilavc.org.br/.

Sobre a World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC)

A World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC) é o único órgão global voltado exclusivamente para o AVC. Com cerca de 3.000 membros individuais e 90 membros da sociedade em todas as regiões do mundo, representa mais de 55.000 especialistas em AVC em ambientes clínicos, de pesquisa e comunitários.

Mais informações em world-stroke.org.

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – [email protected](11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – [email protected](11) 9 7529-0140 WhatsApp
Patrícia Soares – [email protected](11) 9-9571-7400 WhatsApp