Campanha afirma que dez minutos diários de exercícios físicos evitam AVC e ataques cardíacos

Você não precisa correr uma maratona ou se tornar um fisiculturista para proteger seu coração. Com apenas 10 minutos de exercícios diários é possível reduzir drasticamente o risco de um ataque cardíaco ou de acidente vascular cerebral.

As alegações são da British Heart Foundation (BHF). O segredo para isso é fazer pequenas mudanças na sua vida. O hábito é a chave. A nova campanha sobre uma vida saudável surgiu depois de um estudo revelar os maus hábitos de dieta e falta de exercícios dos ingleses.

De acordo com a BHF, menos de 30% dos adultos da Inglaterra comem menos de cinco frutas e vegetais por dia. Quase 50% das mulheres não fazem as duas horas e meia de atividade física recomendadas por semana. A falta de tempo e de motivação estão no topo da lista das barreiras relatadas pelas pessoas para terem uma vida saudável.

A pesquisa mostrou ainda que 41% das pessoas admitem estarem preocupadas com o efeito de sua dieta e de seus hábitos atuais sobre a sua saúde. Cerca de 23% disse que seus compromissos familiares ou de trabalho ficam no caminho para impedir que levem uma vida tão saudável como gostariam.

Outros 20% dizem que muitas vezes fixaram metas para melhorar seu estilo de vida, mas geralmente falham – mais que o dobro do número dos que dizem ter sucesso (9%). Quase metade dos adultos do Reino Unido (44%) disse que nunca fez qualquer atividade física moderada. Do total, 13% gasta mais de 8,5 horas por dia em atividades sedentárias. Agora, o BHF quer incentivar as pessoas “começarem com pequenos hábitos”, a fim de alcançarem uma vida saudável. A campanha começará no mês de fevereiro.

Catherine Kelly, do BHF, disse: “O público nos disseram alto e bom som que o tempo e motivação são barreiras fundamentais para uma vida saudável. Nós temos que ouvir as suas preocupações e, durante este mês, estamos oferecendo às pessoas orientação gerenciável e realista para ajudar a fazer pequenas mudanças em suas rotinas extremamente ocupadas”.

As doenças cardiovasculares são a causa de uma em cada quatro mortes no Reino Unido. Cerca de sete milhões de pessoas convivem com elas. A campanha da caridade surge depois de um dos maiores especialistas afirmar que diretrizes oficiais do Governo no exercício são impraticáveis e podem parecer uma tarefa impossível para muitas pessoas. Mesmo pequenas quantidades de exercício – incluindo simplesmente levantar-se – pode trazer benefícios para a saúde.

Dr. Mike Loosemore, principal Consultor em Medicina do Exercício do Instituto do Desporto, Exercício e Saúde, disse que pequenas quantidades de exercícios não devem ser vistas como “sem sentido” e que farão diferença para se ter uma vida saudável.

Fonte: Daily Mail