Comprometimento emocional pós-AVC

O acidente vascular cerebral pode afetar a pessoa tanto na sua condição física quanto nos lados emocional, cognitivo e social. Isso ocorre porque o AVC causa uma lesão cerebral que pode ocasionar na mudança do jeito de ser e de se comportar do paciente. Além disso, sofrer um AVC é um acontecimento marcante e traumático, muitas vezes, a pessoa que sobrevive ao AVC apresenta mudanças comportamentais e emocionais como uma resposta a sua condição atual.

Conheça as principais alterações emocionais que podem acorrer após o AVC:

– Depressão: o paciente recorrentemente sofre com alterações do humor caracterizada por tristeza profunda associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e apatia, situação em que a pessoa perde a energia para realizar as atividades do dia a dia.

– Impulsividade: a pessoa age de maneira imprudente, sem pensar e calcular suas ações, podendo trazer riscos para si mesmo.

– Reações catastróficas e labilidade emocional: o paciente apresenta explosões emocionais, como choro repentino, raiva, agressividade, riso incontrolável ou crises súbitas de ansiedade.

– Ansiedade: sentimentos de preocupação ou medo, que são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias.

Esses problemas psicológicos e emocionais podem atrapalhar a recuperação do paciente, pois afetam as tarefas do dia a dia, a autoestima e o convívio com outras pessoas. Sendo assim, é de extrema importância o acompanhamento médico e apoio dos familiares.