Exame de vista pode apontar risco de AVC

Por meio da chamada fundoscopia, ou exame de fundo de olho, também é possível identificar outras doenças, como diabetes e hipertensão, mesmo em casos nos quais o paciente não apresenta sintomas. Quem tem essas doenças, por exemplo, apresenta risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“O fundo dos olhos é o único local do corpo onde podemos visualizar veias e artérias com perfeição e em pleno funcionamento, sem necessidade de incisão. Por ali, conseguimos verificar com mais facilidade se os vasos apresentam alteração no calibre ou perfazem um trajeto tortuoso com sinais de cruzamento – o que costuma indicar alterações relacionadas à pressão arterial”, explica Caroline Ferraz, oftalmologista do Centro de Dignósticos do HCor na Cidade Jardim.

Segunda a médica, o exame de fundo de olho permite uma avaliação sumária das veias e artérias próximas ao nervo óptico e da retina. Por isso, o procedimento também pode apontar alterações relacionadas a outras doenças, como diabetes e hipertensão, mesmo quando o paciente não apresenta sintomas.

“Ao detectarmos anomalias que indicam a presença de alguma dessas doenças ou de ocorrências mais graves, como o risco de AVC, podemos encaminhar os pacientes para o tratamento adequado a tempo de impedir que a sua situação se agrave”, conclui.

Fonte: Bahia Notícias