Hipertensão arterial é a principal causa do AVC

Abril tem campanha de combate à pressão alta; Rede Brasil AVC reforça conscientização

O próximo dia 26 de abril é marcado pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com cenário que traz alerta para a atenção à questão: segundo o Ministério da Saúde, o problema causa o óbito de cerca de 388 brasileiros por dia. Ainda de acordo com relatório divulgado pela Pasta no ano passado, o número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil. Os índices saíram de 22,6% em 2006 a 26,3% em 2021. O relatório mostrou também um aumento na prevalência do indicador entre os homens, variando 5,9% para mais. A pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9. A pressão 12 por 8 é considerada como uma pressão saudável e que deve ser mantida.

Tida como o principal fator de risco para o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um dos principais fatores de risco para outras doenças cardiovasculares, como o infarto do coração, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), mais conhecida como “pressão alta”, quando não controlada leva a complicações graves que, na maioria das vezes, são o primeiro sintoma. A principal complicação é o AVC, uma das principais causas de morte no país e que, quando o paciente sobrevive, se não tratado rapidamente, as sequelas podem ser irreversíveis.

“A hipertensão arterial é responsável por 80% dos casos de AVC hemorrágico, por causar pequenas lesões nas artérias do cérebro que ficam frágeis e podem romper. Assim como o efeito da pressão alta por muitos anos pode causar também o AVC isquêmico, com oclusão de uma artéria cerebral devido ao estreitamento direto dos pequenos vasos cerebrais, ou predispor a aterosclerose, que é o depósito de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos ou até mesmo predispor à fibrilação atrial por seu efeito no coração, que é uma arritmia cardíaca, e por este batimento descompassado do coração se formam coágulos que viajam pela circulação indo até o cérebro, causando um AVC isquêmico”, fala a presidente da Rede Brasil AVC e da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization), Sheila Cristina Ouriques Martins.

O AVC isquêmico ocorre quando falta sangue em alguma área do cérebro e corresponde entre 80% e 85% dos casos. Já o hemorrágico, acontece quando um vaso (uma artéria) rompe.

 

Sinais da pressão alta

 

Muitas pessoas com pressão arterial elevada não apresentam sintomas e, na maioria das vezes, o primeiro sinal é um AVC ou um infarto do coração. Alguns sintomas podem aparecer quando a pressão está bastante elevada, como dores de cabeçatonturasvisão turvapalpitações cardíacas, náusea e vômito.

A especialista explica que valores acima de 14 por 9 são preocupantes, uma vez que, a longo prazo, podem levar a lesões, aumentando o risco de AVC e outras doenças. Nestes casos, é necessário tratamento contínuo com medicação anti-hipertensiva para manter a pressão controlada, prevenindo o AVC. “Já valores acima de 18 por 11 requerem controle imediato”, alerta a médica.

A presidente da Rede Brasil AVC lembra que o problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida da pessoa. “Fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo elevado de sal e sedentarismo estão entre os principais fatores. Além disso, a incidência da pressão alta é maior na raça negra, em diabéticos e aumenta com a idade”, fala.

Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano e, se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir, no mínimo, duas vezes por ano.

Sheila salienta a importância do reforço ao combate da hipertensão arterial, por parte das equipes de saúde. “É preciso que os profissionais das unidades de saúde – que são a porta de entrada do SUS – orientem os pacientes sobre o problema, seu caráter silencioso e incentivem as modificações no estilo de vida. O AVC pode ser evitado em até 90% dos casos, quando os fatores de risco, como a hipertensão, são controlados”, conclui.

A Organização Mundial de Saúde preconiza a reestruturação do Cuidado Cardiovascular nas Unidades Básicas de Saúde, com a medida da pressão arterial de todas as pessoas acima de 18 anos que visitem a unidade, para que a hipertensão arterial seja detectada e tratada precocemente, reduzindo o risco de AVC. “Este é um grande projeto chamado “Iniciativa HEARTS” que estamos em implementação no Brasil”, conclui Sheila.

Sobre a Rede Brasil AVC

A Rede Brasil AVC é uma organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência multidisciplinar ao paciente com AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC propiciar a reabilitação precoce e reintegração social. Mais informações no site www.redebrasilavc.org.br.

 

Sobre a World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC)

A World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC) é o único órgão global voltado exclusivamente para o AVC. Com cerca de 3.000 membros individuais e 90 membros da sociedade em todas as regiões do mundo, representa mais de 55.000 especialistas em AVC em ambientes clínicos, de pesquisa e comunitários.

Mais informações em www.world-stroke.org.

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – [email protected](11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – [email protected](11) 9 7529-0140 WhatsApp

Patrícia Soares – [email protected](11) 9-9571-7400 WhatsApp

Fátima Costa – [email protected](11) 9-9748 -1732 WhatsApp

Viviane Bucci – [email protected]