Nozes podem reduzir o risco de AVC

As nozes, tão lembradas nas festas de final de ano, são muito importantes na alimentação, uma vez que constituem fonte de nutrientes. São ricas em vitamina E e do complexo de vitaminas B, além de serem fonte de proteínas, fibras, zinco, potássio, magnésio, cálcio, cobre e o aminoácido L-arginina. Como se não bastasse possuem Omega 3 e 6.

Dentre as frutas secas ela é a que possui mais antioxidantes, substâncias que impedem a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento no organismo. Elas também ajudam a prevenir diabetes e doenças cardiovasculares. O consumo de sete nozes por dia pode reduzir em até 30% o risco de problemas no coração e até 40% o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Estudos também comprovaram que as nozes protegem contra a degeneração das células dos portadores do mal de Alzheimer. Isso ocorre devido à produção de ácido alfa-linolênico (ALA), ácido graxo ômega-3 de origem vegetal.

Apesar de possuir muitas calorias, aproximadamente 698 Kcal em 100 g, existe um jeito de contornar esse inconveniente. Basta dividir as frutinhas em porções ao longo do dia. O consumo diário recomendado é de até 10 unidades.

Um estudo realizado na Universidade Marshall, nos EUA, comprovou um benefício a mais: a prevenção do câncer de mama. Foram utilizados dois grupos de ratos, um deles recebeu o que equivale para humanos de 56 gramas de nozes.

O outro nenhuma porcentagem. Os roedores que tiveram os pratos salpicados com as frutas sofreram metade dos riscos de contrair câncer de mama. E mesmo os que apresentaram esse tipo de tumor, foram em tamanhos reduzidos. As nozes, incluídas após o diagnóstico da doença, reduziu a velocidade do aumento das células cancerígenas.

Fonte: Bem Estar