Obesidade infantil preocupa e traz alertas

Problema é um dos principais fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral; Rede Brasil AVC ressalta prevenção.

Uma iniciativa no México ganhou os noticiários nos últimos dias: algumas escolas começaram a instalar carteiras escolares equipadas com pedais, como se fossem uma variação de bicicleta ergométrica, permitindo aos alunos se exercitar e queimar calorias enquanto estão em sala de aula. A ação é tida como estratégia para a batalha contra a inatividade física e a obesidade infantil.

No Brasil, o relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde (APS), aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade.

Evidências científicas apontam que crianças com excesso de peso têm mais chances de se tornarem adultos obesos. Como consequência, pode ocorrer o aparecimento de diversas doenças que aumentam as chances de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de morte ou de incapacidade com sequelas permanentes no Brasil e no mundo.

Estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, indicou que o volume da circunferência abdominal está intrinsecamente relacionado ao maior risco de AVC isquêmico e hemorragia cerebral.

“A obesidade é caracterizada pelo excesso de células gordurosas no corpo e, entre os problemas que isso causa, estão hipertensão e diabetes, dois dos principais fatores de risco para a ocorrência de um AVC”, fala a presidente da Rede Brasil AVC e da Organização Mundial de AVC ( World Stroke Organization ), Sheila Cristina Ouriques Martins.

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, ocorre quando falta sangue em alguma área do cérebro e que corresponde entre 80% e 85% dos casos. Já o hemorrágico, acontece quando um vaso (do tipo artéria, raramente uma veia) rompe.

A especialista ressalta que, em grande parte dos casos, o AVC pode ser evitado em até 90% dos casos, quando os fatores de risco são controlados. “Um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física, uma alimentação balanceada, reduzindo a ingestão de sal e do sódio presente em produtos industrializados, e consumindo vegetais, frutas, legumes e grãos integrais nas refeições diárias, além de não fumar e diminuir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, são as melhores armas para combater o AVC”, salienta.

Sinais e socorro rápido

Entre os principais sinais de um AVC, estão a perda de força súbita e/ou dormência súbita de um braço e/ou perna e/ou face, especialmente em metade do corpo; dificuldade de falar ou entender a fala; tontura; alterações visuais súbitas em um olho, nos dois olhos ou na metade de cada olho; dor de cabeça súbita e intensa, diferente do habitual. “Ao suspeitar que uma pessoa esteja tendo um AVC, peça para ela sorria e veja se um lado do rosto não mexe. Verifique também se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar, ou se um membro não se move e se apresenta fala enrolada”, explica a neurologista.

Quando o Acidente Vascular Cerebral ocorre, o tempo é precioso, já que, a cada minuto em que o AVC isquêmico não é tratado, a pessoa perde 1,9 milhão de neurônios. “Por isso, identificar rapidamente os sinais do AVC e o socorro ágil evitam o comprometimento mais grave que pode deixar sequelas permanentes, como redução de movimentos, perda de memória, prejuízo à fala e diminui drasticamente o risco de morte”, conclui.

Sobre a Rede Brasil AVC

A Rede Brasil AVC é uma organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência multidisciplinar ao paciente com AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC, propiciar a reabilitação precoce e reintegração social. Mais informações no site https://www.redebrasilavc.org.br/.

Sobre a World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC)

A World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC) é o único órgão global voltado exclusivamente para o AVC. Com cerca de 3.000 membros individuais e 90 membros da sociedade em todas as regiões do mundo, representa mais de 55.000 especialistas em AVC em ambientes clínicos, de pesquisa e comunitários.

Mais informações em world-stroke.org.

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – [email protected](11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – [email protected](11) 9 7529-0140 WhatsApp
Patrícia Soares – [email protected](11) 9-9571-7400 WhatsApp
Fátima Costa – [email protected] (11) 9-9748 -1732 WhatsApp