Quer evitar um AVC? Coma mais frutas e legumes

O Acidente Vascular Cerebral é uma das mais graves complicações de saúde que ocorrem nos países desenvolvidos. Só nos Estados Unidos, é a terceira maior causa de morte e a primeira de incapacidade física a longo prazo. Mesmo que as pessoas que não estão em boas condições de saúde tenham maior risco para desenvolver acidente vascular cerebral, essa probabilidade aumenta com a idade. Isto é especialmente verdadeiro para as pessoas com diabetes, uma doença que predispõe a inúmeros problemas de saúde em geral.

Quando um AVC ocorre, ele só pode ser detido com assistência médica imediata. No entanto, mesmo quando detido a tempo, algumas sequelas podem ser permanentes para a saúde. A melhor maneira de evitar um AVC é através da prevenção eficaz, o que pode ser obtido com uma nutrição adequada, exercícios regulares e evitando hábitos nocivos como o tabagismo.

Cientistas descobriram que comer frutas e legumes é particularmente eficaz na redução do risco de acidente vascular cerebral. A evidência sugere que o consumo de aproximadamente 200 g (1/2 a 1 xícara) de legumes por dia é suficiente para reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 11%, enquanto que a ingestão de 200 g de frutas diminui o risco em até 32 %. As frutas cítricas, maçãs, peras e vegetais verdes são os mais eficazes na redução do risco.

Talvez, o mais impressionante desses estudos é que, apenas consumindo pequenas quantidades de frutas e legumes já se pode observar os resultados. Como se observa, apenas 1/2 xícara destes alimentos é necessária para reduzir o risco significativamente e, talvez evitar um AVC. Claro, apesar de que apenas mudanças na dieta não sejam suficientes para conseguir reduzir o risco de acidente vascular cerebral, já é um bom começo.

Fonte: DiabeTV