Trombectomia mecânica: o que é?

A trombectomia mecânica é um procedimento que consiste na desobstrução da artéria cerebral realizada por um cateter que leva um dispositivo endovascular, um stent ou um sistema de aspiração, para remover o coágulo do vaso sanguíneo do cérebro. Estudos mostraram que, com o procedimento, a taxa de recanalização na oclusão de grandes vasos chega a 77%, mais eficiente que o tratamento convencional de trombólise endovenosa, com 30%. Além disso, a trombectomia mecânica traz melhora à qualidade de vida do paciente, aumentando a sua capacidade funcional (cognitiva e motora), dando maior independência no pós-AVC.

Estudos apontam que 46% dos pacientes que foram submetidos a essa nova técnica se mostraram independentes após três meses de tratamento, contra apenas 26,5% do grupo que recebeu a trombólise endovenosa.

Segundo a Dra. Sheila Martins, presidente da Rede Brasil AVC, a trombectomia mecânica reduz as taxas de mortalidade, o tempo de internação e dá mais chances para a boa recuperação no pós-AVC grave. É um procedimento seguro, eficaz, com o seu benefício demonstrado no SUS, e um grande avanço no tratamento dos pacientes de AVC isquêmico.

Durante o Global Stroke Alliance 2022, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a incorporação no SUS, até o fim do ano, da trombectomia mecânica. A técnica havia sido aprovada em dezembro de 2021, pela Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS (CONITEC). Até então, a única terapia clínica disponível na rede pública era a trombólise, opção nem sempre eficiente para os casos mais graves.