Veja a Programação da Campanha de AVC 2017 no Brasil

ALAGOAS

 27/09 Tenda da Saúde de 8h-12h na Praça Marques em Arapiraca, com oferta de serviços para a população, entre eles, distribuição de folhetos e orientação sobre os fatores de risco do AVC. Esse evento é realizado pelos cursos da área da saúde da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) – Arapiraca.

01/10 Programa de Palestras nas Empresas e Comunidades Ação AVC – para grupo de idosos atendidos pela AEJE, realizada pela Liga PENSE BEM.

04/10 13:30 – SESC – Palestras de conscientização sobre o AVC, para o grupo de idosos, realizado pela LAFIN – Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional).

Sala de Espera nas UBS Daniel Houly, 4o Centro e Planalto. Participação do alunos de Medicina da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) – Arapiraca.

06/10
II Feira Solidária AÇÃO AVC, na praça do Skate, cuja receita será revertida para a Campanha. Além da venda de produtos a preços populares, acontecerá o Circuito Saúde, com aferição de pressão arterial, glicose e avaliação dos principais fatores de risco, realizados por acadêmicos da liga PENSE BEM – UFAL.

11/10
13:30 – SESC – Palestras de conscientização sobre o AVC, direcionado para o grupo de idosos atendidos, realizado pela LAFIN – Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional).

13/10
16:00 – Programa de Palestras nas Empresas e Comunidades Ação AVC – direcionadas para crianças e jovens, filhos dos colaboradores da ZAMPIERI IMÓVEIS, no projeto CONHEÇA A EMPRESA DE PAPAI E MAMÃE. Apresentação da Ação AVC e liga PENSE BEM.

17/10
Sala de Espera nas UBS Daniel Houly, 4o Centro e Planalto. Participação do alunos de Medicina da UFAL(Universidade Federal de Alagoas) Arapiraca

23/10
Semana de prevenção e combate ao AVC, promovida pelos acadêmicos da LAFIN – Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional e LAFIRC – Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva, Respiratória e Cardiovascular, na UNIT – AL (Centro Universitário Tiradentes). Ação educativa, para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa dos bairros do Jacintinho e na UDA.

  • 15:00 – Estande com verificação de fatores de risco, no mini shopping da UNIT.
  • 16:00 – Estande com acadêmicos de fisioterapia explanando os fatores de risco cardiovasculares para o AVC (LAFIRC – Liga acadêmica de fisioterapia intensiva, respiratória e cardiovascular) + panfletagem.

24/10
Semana de prevenção e combate ao AVC, promovida pelos acadêmicos da LAFIN – Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional e LAFIRC – Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva, Respiratória e Cardiovascular, na UNIT – AL (Centro Universitário Tiradentes). Ação educativa, para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa dos bairros do Jacintinho e na UDA. Ciclo de palestras em sala (UNIT- Centro Universitário Tiradentes)

  • 14:00 – Abertura com a Orientadora da LAFIN – Liga acadêmica de fisioterapia Neurofuncional
  • 14:30 – Palestra: Aspectos Clínicos do AVC ( Médico a confirmar )
  • 15:30 – Palestra: Socorros urgentes no AVC ( LAUEC – Liga acadêmica de urgências e emergências clínicas)
  • 16:30 – Palestra: Principais déficits motores no paciente pós-AVC (Dra. Jussara Baggio – Fisioterapeuta)
  • 17:30 – Palestra: Apresentação da Associação Ação AVC (Solange Syllos)

25/10
HUPAA – Hospital Universitário UFAL – II Grupo de Apoio UNIDOS CONTRA O AVC, direcionados para pacientes e familiares do ambulatório do AVC do HUPAA-UFAL – local : Mini auditório HUPAA

  • 13:00 – Apresentação do Grupo de Apoio e da Associação Ação AVC – Leticia Januzi – Neurologista
  • 13:20 – Sinais e Sintomas – Video apresentado pela nerologista Analuiza Luna
  • 13:40 – Nutrição e AVC –Denize Pereira – nutricionista
  • 14:00 –Atividade física como Ferramenta na Obtenção da Saúde – Rosa Elisa Pasclucco – Educadora Física
  • 15:00 – qual seu motivo para prevenir um AVC – Video apresentado pelos acadêmicos da área de saúde
  • 15:20 – Psicologia:mudanças de hábito e qualidade de vida. Adriana Costa e Leila Ambros – Psicólogas
  • 15:40 – Estratégias para readaptação nas atividades da vida diária pós AVC. Gutembergue de Vasconcelos – Terapeuta Ocupacional
  • 16:00 – Exercícios básicos e transferências pós AVC – José Vitorino, Gracielle Azevedo, Anderson Tanajura, Thais Veras e Érica Barros – fisioterapeutas
  • DRAMATIZAÇÃO SOBRE O AVC – Liga Acadêmica LAFIN UNIT-AL (Universidade Tiradentes)
  • Apresentação da história em quadrinhos: Importância da rapidez para prevenir pneumonia aspirativa pós AVC – Flávia Vasconcelos – Fonoaudióloga

Semana de prevenção e combate ao AVC, promovida pelos acadêmicos da LAFIN – Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional e LAFIRC – Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva, Respiratória e Cardiovascular, na UNIT – AL (Centro Universitário Tiradentes). Ação educativa, para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa dos bairros do Jacintinho e na UDA. Ação educativa externa realizadas na UDA e no CRAS do bairro do Jacintinho.

  • 8:00 – UDA – Apresentação sobre os fatores de risco, tipos, sinais e sintomas do AVC e a atuação da fisioterapia. LAFIRC
  • 14hrs – CRAS do Jacintinho – Apresentação sobre os fatores de risco, tipos, sinais e sintomas do AVC e a atuação da fisioterapia. LAFIN

26/10
Semana de prevenção e combate ao AVC, promovida pelos acadêmicos da LAFIN – Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional e LAFIRC – Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva, Respiratória e Cardiovascular, na UNIT – AL (Centro Universitário Tiradentes). Ação educativa, para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa dos bairros do Jacintinho e na UDA.

Ação educativa no mini shopping (UNIT- Centro Universitário Tiradentes)

  • 09:00 – Estande com verificação de fatores de risco
  • 10:00 – Simulação de um Acidente vascular cerebral
  • 11:00 – Estande com acadêmicos de fisioterapia explanando os fatores de risco, tipos, sinais e sintomas do AVC, socorros urgentes e a atuação da fisioterapia. – panfletagem. LAFIN.
  • 12:00 – Paródia e panfletagem

27/10
8:30 – Programa Palestras nas Empresas e Comunidades – realizada pela Associação AÇÃO AVC no SICOOB, (Sistemas de Cooperativas de Crédito do Brasil), destinado aos associados da Cooperativa.- Solange Syllos e Dr. David Buarque – geriatra.

Semana de prevenção e combate ao AVC, promovida pelos acadêmicos da LAFIN – Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional e LAFIRC – Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva, Respiratória e Cardiovascular, na UNIT – AL (Centro Universitário Tiradentes). Ação educativa, para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa dos bairros do Jacintinho e na UDA.

Ciclo de palestras em sala (UNIT- Centro Universitário Tiradentes)

  • 14:00 – Abertura com a Orientadora da LAFIRC – Liga acadêmica de fisioterapia de fisioterapia intensiva, respiratória e cardiovascular
  • 14:30 – Palestra: Aspectos Clínicos do AVC (Dra. Letícia Januzi)
  • 15:30 – Palestra: Atuação da fisioterapia na Unidade AVC (Ft. Graziela)

28/10
8:00 – 12:00 – Evento no Calçadão do Comércio, no centro da cidade de Maceió, organizado pela equipe do HGE. Ação de conscientização, prevenção, esclarecimento e de serviço sobre o AVC. Atendimento de aferição de pressão arterial, medição de IMC (índice de massa corpórea), para orientação dos fatores de risco da doença.

29/10 – Dia Mundial do AVC
9:00 – 13:00 – Evento na Av. Sílvio Viana, beira mar de Maceió – rua fechada aos domingos na Ponta Verde. Realização do Circuito Saúde – com atendimento à população de aferição de pressão arterial, medição de IMC (índice de massa corpórea), circunferência abdominal e peso, realizadas pela LAUEC, LAFIN E LAFIRC.

Programa de Palestras nas Empresas e Comunidades Ação AVC – Tema de prevenção e sinais de reconhecimento do AVC, realizado pela equipe da liga PENSE BEM.

Atividades lúdicas e demonstrativas de fisioterapia, realizado pela equipe de fisioterapia do CESMAC-AL (CENTRO Universitário CESMAC).

Atividades lúdicas de xadrez gigante na rua, a ser realizada pela equipe do SESC.

Distribuição de panfletos e orientações. Divulgação dos trabalhos realizados pela Associação Ação AVC.

Arrecadação de cadeira de rodas, e cadastro para os necessitados do projeto Rodas Amigas, da Associação Ação AVC.

 

BAHIA

*Salvador

21/10 (sábado) – 8h às 11h – Abertura – Adesivaço, entrega de materiais informativos e tomada de depoimentos no Farol da Barra.
Local de encontro: em frente ao farol da Barra

22/10 (domingo) – 8 às 11h – Alongamento, práticas integrativas no Dique do Tororó,
distribuição de materiais informativos e adesivos.
Local de encontro: ao lado do estacionamento do dique, próximo a sinaleira do estádio da Fonte Nova. Exibição de vídeo no telão durante o jogo Bahia X Vitória, na Arena Fonte Nova.

23/10, segunda-feira – 8 às 17h – distribuição de materiais informativos e palestra sobre o AVC nas UBS de SSA

24/10, terça-feira – 8 às 17h – distribuição de materiais informativos e palestra sobre o AVC

nas UBS de SSA

25/10, quarta-feira – 8 às 17h – Capacitação de ACS do Subúrbio no Parque São Bartolomeu e distribuição de materiais informativos e palestra sobre o AVC nas UBS de SSA

26/10, quinta-feira – 8 às 17h – Palestra sobre o AVC no auditório do HGRS e distribuição de materiais informativos e palestra sobre o AVC nas UBS de SSA

27/10, sexta-feira – 8 às 17h – distribuição de materiais informativos e palestra sobre o AVC nas UBS de SSA

28/10, sábado – 8 às 17h – Distribuição de material informativo na Praça da Revolução, no bairro de Periperi e atividade na Academia da Saúde Praça da Revolução em Periperi

29/10, domingo – 9 às 17h –Barraca do AVC na Avenida Magalhães Neto e Estande do AVC na ação do Outubro Rosa no Dique do Tororó
Ações contínuas de 21 a 29 de outubro
1) Exibição dos vídeos de mobilização “Qual o seu motivo feliz para prevenir um AVC” nos sites da SESAB e SMS de Salvador, Redes Sociais, nas estações do METRO de Salvador e nos SAC(s), envio pelo COSEMS de convite para todas as secretarias municipais de saúde para promoverem ações que estimulem a prevenção do AVC.

                                                              

CEARÁ

*Fortaleza

 23 a 27/10: Campanha de Prevenção de Doença Cardiovascular Hospital São Carlos: 9° Semana do Coração, 4° Semana de Combate ao AVC

28/10 às 17h Shopping Rio Mar: Um Concerto para o AVC com Waldonys e Orquestra Sinfônica da UECE

 

*Juazeiro do Norte

20/10 – das 16h às 18h: Dia D de combate ao AVC
Local: Praça do Giradouro – Juazeiro do Norte – CE – Bairro Triângulo                                                                   

 

DISTRITO FEDERAL

*Brasília

 23/10 – Feira de Saude HUB
24/10 – Feira de Saude HUB
27/10 – talk show no Hospital Anchieta
27/10 – campanha de prevenção do AVC no Hospital Brasilia
28/10 – Stand de Promoção à Saude e prevenção ao AVC – Organização da Brasília Neuro Clinica com o apoio do Hospital Brasilia e laboratórios DASA, Supera e medtronic
28/10 – capacitacao no atendimento ao AVC no SAMU-DF

                                        

ESPÍRITO SANTO

* Vitória                    

21/10: I Simpósio de AVC do Hospital Estadual Central (HEC) – para profissionais da saúde. Início às 08h, auditório da FDV (Rua Alexandre de Castro Filho, 215- Santa Lúcia, Vitória)

 

GOIÁS

*Goiânia

 25.10

08:00 hs: Abertura – Campanha Dia Mundial do AVC 2017 – SONG/ABNeuro – Dr. Susanie Amancio Gonçalves Rigatto– Neurologista

08:20 hs: “Qual é o seu motivo para prevenir um AVC? “– Dr. Marco Tulio Araujo Pedatella – Neurologista

08:50 hs: Como identificar um AVC? – Dra. Paula Jacomo – Residente Neurologia HGG

09:20 hs: Como saber se tenho risco de ter um AVC? – Dr. Eduardo Damaceno – Neurologista

09:50 -10:10 hs: Intervalo

10:10 hs: O que fazer na presença de alguém com AVC? – Dr. Vinicius – Residente Neurologia

10:40 hs: O que podemos esperar de mudança no cenário mundial do AVC, bem como nacional e regional? – Dr. Rodrigo Castro – Neurologista.

11:10 hs: Encerramento – Dr. José Alvarenga – Neurologista – Coordenador Neurologia do HGG.

 

MATO GROSSO

*Cuiabá

Programação Oficial da AAVCC 09/10 – Na AAVCC a partir das 13h: Palestras sobre alimentação Saudável13/10 – Dia do Fisioterapeuta na AAVCC – Várias atividades com coquetel e receber doações26/10 – Entrevistas durante a semana (TV, radio, jornais), Audiência pública na Assembleia Legislativa de MT às 14h, Palestra com neurologista sobre o AVC. Debate do Projeto de Lei 178/2017 que institui o apoio às vítimas de AVC. Projeto de Lei 410/2017 que institui o Dia estadual de Prevenção ao AVC.27/10 – Entrevista com a imprensa (TV, rádio, jornais)Das 08 às 17 hs – Concentração na Praça República ou Alencastro (a definir) com orientações à população sobre a prevenção do AVC e panfletagem, aferição da pressão arterial e da glicemia15/11 na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora das 08 às 17 hs: Bingo/almoço beneficente

  • 12h Almoço
  • 14h Bingo
  • 16h ENCERRAMENTO

 

MINAS GERAIS

*AMAVC – Associação Mineira do AVC

04/10 – 14:00h – ABERTURA – Palestra Clube Jaraguá – Belo Horizonte – AMAVC e o AVC – Sandra Issida Gonçalves

21/10 – 19:00h – Prêmio reconhecimento publico – Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. BH – presid. AMAVC Sandra I. Gonçalves

22/10 – 17:00h – Estádio MINEIRÃO: Jogo CRUZEIRO X ATLÉTICO – Vídeo da campanha no telão – entrar em campo com faixa da Campanha e com os mascotes.

23/10 – 17:30h – Palestra Faculdade Izabela Hendrix – BH – neurologista Dra Júlia Kallas e AMAVC – Sandra I Gonçalves

24/10 – 16:00h – Palestra na Câmara Municipal de Lagoa Santa – 17;00h – Blitz na Praça dr Lund – Lagoa Santa

25/10 – 9:30h – Palestra na Faculdade Izabela Hendrix – BH -Clínica Escola – neurologista Dra Júlia Kallas e AMAVC – Sandra I. Gonçalves

26/10 – 10:00h – Audiência Pública na Assembléia Legislativa de Belo Horizonte. – Acidente Vascular Cerebral.       17:00h – Palestra UFMG O papel da AMAVC no combate ao AVC

27/10 – 09;00h – Santa Casa de BH/ Ambulatório de Neurologia – Dr Albert Louis – AMAVC – Sandra Issida e Associação de Cuidadores Idosos.

28/10 – 09:00h – Cidade Administrativa – Stand Informativo.(a confirmar)

29/10 –
9:00h- 15:00h – Praça da Liberdade- DIA MUNDIAL DO AVC EVENTO COMPLETO COM VÁRIAS AÇÕES
8:00h/ 12:00h – Corrida de rua – PMMG – APOIO AO AVC   Atendimento fisioterapia pós corrida e Informativos de AVC

29/10 – DOMINGO – 9:00H – 15:00H – PRAÇA DA LIBERDADE

09:00h – Abertura do evento – Cerimonialista – Natália Ribeiro

09:10h – Ginástica Lian Gong – Professora Marilda Zacarias

09:30h – Apresentação da AMAVC – presidente Sandra Issida Gonçalves

09:45h – Palestra Prevenção ao AVC – Neurologista dr Gustavo Daher

10:15h – Apresentação sobre o AVC – Dr Albert Louis, Dr Frederico e Cia Gêmea com Lais e Thais Oliveira

10:30h – Palestra Reabilitação Fisioterapia – prof. Raquel Guimarães

10:45h – Palestra Reabilitação Fonoaudiologia – Conselho Reg. Fono

11:00h – Palestra Direitos Pessoa c/ Deficiência – adv. Thiago Helton

11:15h – Stand up Mestre sem Cerimônias – Nathy da 98FM

11:30h – Desfile Passarela Inclusiva – Tina Descolada e modelos infanto juvenil com e sem deficiência. Apresentando 2 crianças com AVC.

12:00h – Apresentação e Show musical – Dança com cadeirante, Aula de Zumba, cantor João Bosco som e violão

Balcão de Informação e Saúde:

– AMAVC – apresentação e orientação sobre o AVC e Informativos -Medicina – orientação nas áreas da neurologia e cardiologia -Advogados – orientação direitos pessoas com deficiência – voluntários -Cuidadores – Orientação cuidados dos Avecistas – Ass. Cuidadores -Reabilitação – Fisios/Fonos/TOs/Psicólogos/Nutricionistas. – professores e alunos – Izabela Hendrix, UFMG e SINFITO -Pesquisa – professoras da UFMG apresentando projetos de extensão

MESA DE PREVENÇÃO A SAÚDE: -Aferição Pressão Arterial e Glicemia -alunos enfermagem, voluntários das faculdades de Ciências Medicas e UFMG MOSTRA CULTURAL:“O AVC ALEM DAS SEQUELAS” Mostra Fotográfica e Os avecistas que se encontraram nas artes:   Renato Mariz Gonçalves (autor Livro: A leveza que a vida tem e o AVC) Renato Godinho e Mary Guimarães (pintores) Biblioteca interativa com Tina Descolada Star Wars – aplicativo Brasil AVC -fotos e divulgação   BLITZ INFORMATIVA Distribuição de folders

 

*Montes Claros

26/10 à noite: Capacitação dos acadêmicos de Medicina no auditório das Fip-Moc.

Após a capacitação, Seminário com palestras de Dr Daniel (neurologista) e Dr Marcio Nobre (neurocirurgião)

28/10 – 08 as 13h: Ação na praça Dr Carlos (centro da cidade) com stand com divulgação para população em geral, distribuindo panfletos, aferindo pressão arterial e glicemia capilar.

 

*Santa Rita do Sapucaí

21/10 – 08:00h – Praça Santa Rita.

24/10 –  13:30h – Palestra para a comunidade nos Postos de Saúde 1 e 2

25/10

  • 13:30h – Palestra para a comunidade na Unidade Materno Infantil
  • 14:30 – Postos de Saúde 6 e 7.
  • 15h às 20h – Participação na  Feira Tecnológica do Inatel (FETIN)

26/10

  • 13:30h – Palestra para a comunidade nos Postos de Saúde 5 e 8
  • 15h às 20h – Participação na  Feira Tecnológica do Inatel (FETIN).

27/10

  • 13:30h – Palestra para a comunidade nos Postos de Saúde 3 e 4.
  • 15h às 19h – Participação na  Feira Tecnológica do Inatel (FETIN).

29/10 – Dia Mundial do AVC  – Campanha no Parque de Eventos de Santa Rita do Sapucaí.

 

*Uberlândia

23/10 (segunda-feira): Dia de conscientização sobre o AVC no HC-UFU Público-alvo: funcionários do HC-UFU

27 e 28/10 (sexta e sábado): II Simpósio do dia mundial do AVC Público-alvo: profissionais de saúde de Uberlândia e microrregião Gratuito, com emissão de certificado pela Proex-UFU

29/10 (domingo): II Caminhada contra o AVC e manhã de atividades no Parque do Sabiá (aferição de PA, peso, IMC e glicemia, orientações sobre prevenção e tratamento do AVC, dieta e atividade física; aulas de zumba, Pilates e Tai Chi-Chuan)

Público-alvo: população de Uberlândia e microrregião Gratuito, no quiosque da entrada Tibery

Mais informações: https://www.facebook.com/campanhaAVCudiaè

 

*Uberaba

23/10 – Panfletagem, orientações e cálculo do risco de AVC no Centro de Reabilitação da UFTM

24/10 – Panfletagem, orientações e cálculo do risco de AVC no ambulatório Maria da Glória de especialidades e hospital das clinicas da UFTM

25/10 – Panfletagem, orientações e cálculo do risco de AVC na comunidade (calçadão central de Uberaba)

26/10 – Panfletagem, orientações e cálculo do risco de AVC na unidade básica de saúde Ézio de Martino em Uberaba e escolas municipais

 

PARAÍBA

 

*João Pessoa

20/10 – das 08:00 as 12 hrs. – triagem de pacientes com aferição de pressão, imc, e hgt e ao final sendo feito o escore de Framinggham desses pacientes além de alerta sobre como evitar a doença e como reconhece-la/ tratá-la.

*Campina Grande

18/10 – Ação Social – Praça da Bandeira
23 a 27/10 – Ações de Sala de Espera nas UBSFs e Aplicação do Riscômetro de AVC

 

PIAUÍ

*Teresina

16/10 SOLENIDADE DE ABERTURA 9 às 11h AUDITÓRIO DO CEIR – Av. Higino Cunha, 1515 – Ilhotas, Teresina – PI, 64014-220 . Entrada franca. Público Geral.

16 à 21/10: Exposição Fotográfica: Vidas com AVC; LOCAL: 1ª Recepção do CEIR;

17/10 Palestra Como Prevenir um AVC

LOCAL: Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa

Horário: 09:00 ás 11:30 horas;

Público: Usuários do Centro de Atenção à Pessoa Idosa.

18/10

  • Stands Educativos.

LOCAL: Centro Administrativo – SESAPI, Teresina-PI

Horário: 09:00 ás 12:00 horas Público Geral

  • Palestra Prevenção e Tratamento do Acidente Vascular Cerebral

LOCAL: UBS Maria dos Remédios, AV: Jose Rodrigues – Madeiro-PI

Horário: 09:00 horas.

  • Palestra Prevenção e Tratamento do Acidente Vascular Cerebral.

LOCAL: Faculdade Santo Agostinho

Horário: 16:40 às 17:30 horas;

Público: Alunos do 9º período de Psicologia – disciplina Psicologia Hospitalar

  • Palestra Ataque Isquêmico Transitório

Local: Auditório do Hospital Universitário da UFPI

Público: Comunidade acadêmica da UFPI.

19/10

  • I BIKE PELA VIDA – PEDALANDO CONTRA O AVC.

A concentração inicia ás 17:00 em frente ao CENTRO INTEGRADO DE REALITAÇÃO – CEIR, com uma aula de alongamento para os participantes objetivando a prevenção de lesões e a saída será ás 18:00 horas.

Percurso:

O trajeto do passeio inicia com a saída do CEIR, seguindo pela Av. Higino Cunha → Av. Miguel Rosa → Av. Frei Serafim → Ponte Juscelino Kubitschek → Av. Raul Lopes → com chegada ao Parque Potycabana. Terá duração de aproximadamente 1 (uma) hora.

Obs: Os ciclistas terão o apoio de uma ambulância e da STRANS durante todo o percurso.

Atividades desenvolvidas no Parque Potycabana:

19:00 – Previsão de chegada dos ciclistas no Parque Potycabana;

19:00 ás 20:00 – Aula de zumba

20:00 ás 21:00 – Encerramento

OBS: stands com voluntários fazendo triagem de pessoas com fatores de risco e entrega de folders ficarão durante o evento no parque;

  • Palestra Prevenção e Tratamento do Acidente Vascular Cerebral

LOCAL: Hospital Estadual Gerson Castelo Branco; Espaço da Fisioterapia – Luzilândia-PI

Horário: 09:00 horas.

20 /10

Palestra: Pense Bem AVC

LOCAL: No espaço da fisioterapia no Hospital Estadual Gerson Castelo Branco Luzilândia – PI.

Horário: 09:00 horas.

20/10 e 21/10III Simpósio de Doenças Cérebro Vasculares

Realização: Associação Reabilitar – Projeto Pense Bem AVC.

Local: Auditório do Centro Integrado de Reabilitação – CEIR.

Endereço: Avenida Higino Cunha, 1515, Bairro Ilhotas, Teresina-PI; CEP: 64014-220.

Vagas Ofertadas: 210;

Carga Horária: 12 horas;

Certificação : Certificado concedido pela Associação Reabilitar aos participantes com carga horária mínima cumprida.

Objetivos

  • Incentivar ações de promoção da saúde e prevenção do acidente vascular cerebral;
  • Promover a partilha de conhecimentos relacionados ao acidente vascular cerebral;
  • Auxiliar no desenvolvimento científico dos profissionais envolvidos no atendimento à pessoa acometida pelo acidente vascular cerebral.

Inscrições

Pelo site: 26/09/17 até 13/10/17

Presenciais: 16/10 à 20/10/17

Programação Preliminar III Simpósio de Doenças Cérebro Vasculares

DIA 20/10/2017 (SEXTA-FEIRA):

19:30 – ABERTURA DO SIMPÓSIO;

20:30CONFERÊNCIA MAGNA: NOVIDADES E AVANÇOS NO TRATAMENTO DO AVC ISQUÊMICO AGUDO;

Palestrante: Dr. Jamary Oliveira Filho (Doutor em Neurologia -BA).

21:30 – Coffee Break.

DIA 21/10/2017 (SÁBADO):

SESSÃO I: AVC: ASPECTOS CLÍNICOS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

08:00 às 08:40 – AVC HEMORRÁGICO: DIAGNÓSTICO E ASPECTOS ATUAIS DO TRATAMENTO;

Palestrante: Dr. Tibério Borges (Médico Neurologista-PI)

08:40 ás 08:50 – discussão

08:50 às 09:30 – CUIDADOS INTENSIVOS NO AVC: MEDIDAS PARA MELHORAR RESULTADOS;

Palestrante: Dr. Jamary Oliveira Filho (Doutor em Neurologia – BA).

09:30 ás 09:40 – discussão

09:40 às 10:20 – PREVENÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA DO AVC;

Palestrante: Dr. Irapuá Ferreira Ricarte (Doutorando em Neurologia-PI)

10:20 ás 10:30 – discussão

10:30 às 10:50 – Coffe Break

SESSÃO II: AVC EM SITUAÇÕES ESPECIAIS – DO LACTENTE À IDADE ADULTA

10:50 às 11:30 – INVESTIGAÇÃO ETIOLÓGICA DO AVC EM LACTENTES E CRIANÇAS.

Palestrante: Draª Nayana Miranda de Freitas Falcão (Médica Neuropediatra-PI)

11:30 às 11:40 – discussão

11:40 às 12:20- AVC ISQUÊMICO EM ADULTOS JOVENS: ASPECTOS RELEVANTES.

Palestrante: Dr. Marx Barros Araújo (Médico Neurologista-PI)

12:20 às 12:30 – discussão

12:30 às 14:00 – INTERVALO PARA O ALMOÇO

SESSÃO III: DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

14:00 às 14:40 – NEUROIMAGEM NO AVC

Palestrante: Dr. Alexandre Tapety Rego Monteiro (Médico Neurorradiologista-PI)

14:40 ás 14:50 – discussão.

SESSÃO IV: ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL: ASPESTOS RELEVANTES.

14:50 ás 15:30 – ESPASTICIDADE EM AVC: OS EFEITOS DO TRATAMENTO COM A TOXINA BOTULÍNICA;

Palestrante: Dr. Francisco Alencar (Médico Neurocirurgião Funcional-PI)

15:30 ás 15:40 – discussão

15:40 ás 16:00 – Coffee Break

16:00 às 16:20 – DESEMPENHO FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS APÓS AVC: FACILITANDO AS ATIVIDADES FUNCIONAIS, SUPERANDO BARREIRAS E PROMOVENDO A AUTONOMIA.

Palestrante: Leonardo Vinícius Celestino Sousa (Fisioterapeuta Neurofuncional-PI)

16:20 às 16:40 – O PAPEL DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COMO INTEGRANTE DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO CEIR: ASPECTOS DA REABILITAÇÃO DO INDIVÍDUO PÓS – AVC

Palestrante: Bento Almeida Rocha (Terapeuta Ocupacional- PI)

16:40 ás 17:00 – discussão

17:00 às 17:20 – ORIENTAÇÕES AO PACIENTE, EQUIPE E FAMILIARES NO MANEJO DA DISFAGIA E DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO.

Palestrante: Edyáurea Silva Barroso Castro (Fonoaudióloga –PI)

17:20 ás 17:40 – AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DO INDIVÍDUO PÓS-AVC: ASPECTOS IMPORTANTES PARA A REABILITAÇÃO;

Palestrante: Ana de Assunção Leôncio Marculino (Nutricionista – PI)

17:40 às 17:50- discussão

17:50 às 18:10 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO INDIVÍDUO PÓS-AVC NA FASE DE REABILITAÇÃO.

Palestrante: Fabiana Gomes (Enfermeira – PI)

18:10 ás 18:30 – RESIGNIFICANDO A VIDA APÓS O AVC.

Palestrante: Erica Diana Rodrigues do Nascimento (Psicóloga – PI)

18:30 ás 18:40 – discussão

18:40 – ENCERRAMENTO

 

RIO GRANDE DO SUL

 

*Porto Alegre

21/10 – Jornada de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS – para profissionais da Saúde

Coordenação: Luiz Carlos Marrone e Viviane Vedana

11:30 – 12:30:  Caso 1:  Tratamentos de Reperfusão na Era da Endovascular

Apresentador: Dr. Gustavo Tomasi

Moderador: Dr. Luiz Marrone

Debatedores: Dr. Luiz Pedro, Dr. Sheila Martins, Dra. Viviane Vedana

12h30 – 13:30:  Almoço

13:30 – 14:00: Conferência 1: Novas perspectivas no Tratamento Agudo do AVC isquêmico

14:00 – 15:00: Caso 2: AVC Embólico de Origem Indeterminada

Apresentador: Dra.  Paula Gasperin

Moderador:  Dra.  Viviane Vedana

Debatedores: Dr. Luiz Marrone, Dr.  Luiz Vega, Dr.  Paulo Caramori

15:00 – 15:30: Conferência 2: Fechamento de FOP – Dr. Paulo Caramori

 

23/10, 18h – Santa Casa de Porto Alegre: Conversa com Especialistas: O tempo é Cérebro

 

27/10 9h – Encontro da Associação de Afásicos do RS- UFCSPA

 

29/10 (domingo) no PARQUE DA REDENÇÃO em frente ao Espelho D’Água

Rede Brasil AVC, SMS Porto Alegre, SES RS, SAMU, HCPA, HMV, Santa Casa, Conceição, PUC, Ligas de Neurologia de Porto Alegre, Liga de Trauma e Emergência UFRGS, Liga Neurorreabilitação UFCSPA

Correndo Contra o AVC (5Km) e Caminhada contra o AVC (2 Km)

  • 7:00-8:30: Entrega dos kits
  • 8:45: Aquecimento com os “Dez Passitos de Prevenção ao AVC
  • 9:00: Correndo contra o AVC/ Caminhada – Corrida com aproximadamente 800 participantes na Redenção.
  • 10:00-15:00 – Informações para a população sobre o AVC, avaliação dos fatores de risco.
  • 12:00 – “Secretários de Saúde falando sobre a campanha, depois música e dança Dez Passitos (pessoal do Outubro Rosa junto)
  • 14:00 – Dez Passitos música e dança

Ação de avaliação e orientação população passo a passo (10-15h), dia 29 de Outubro:

Neurologistas, Neuropediatras, Clínicos, Enfermeir0s, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas, fonoaudiólogos, Assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, estudantes, Associação de Cuidadores (AmorVida e Cuidado)

  • 1° Estação: Verificação de pressão arterial, peso e altura, glicose
  • 2° Estação: Avaliação de risco de ter um AVC
  • 3° Estação: Vídeos com informações sobre o AVC, anfletos padronizados da campanha nacional e internacional, orientação à populaçãol sobre sobre os fatores de risco
  • 4° Estação: Informações sobre AVC em crianças
  • 5° Estação: Orientação sobre atividade física, exercício, reabilitação (fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogas, Liga de Neurorreabilitação)
  • 6° Estação: Orientação sobre uso adequado de medicação (farmacêutica)
  • 7° Estação: Orientações sobre alimentação saudável e perda de peso (nutricionista)
  • 8° Estação: Divulgação do aplicativo AVC Brasil e Riscômetro de AVC para que as pessoas possam acompanhar o seu risco e modifica-lo com atitudes saudáveis
  • 9° Estação: Os primeiros 450 avaliados que participarem de todo o circuito ganham 1 pulseirinha da campanha Mundial e serão sorteadas camisetas do AVC (para os que participarem de todo o circuito.

 

*Rio Grande

28/10 das 12h às 20h

Local: Partage Shopping Rio Grande.

Atividades:

  • Orientação sobre sinais e sintomas e o reconhecimento do AVC;
  • Informação sobre medidas preventivas contra o AVC;
  • Aferição de pressão arterial;
  • Orientação sobre o risco de AVC;
  • Distribuição de folders e infográficos durante todo o período no shopping;

 

RIO GRANDE DO NORTE

 *Natal

Dia 20/10 – Abertura

Oficinas na CIENTEC – UFRN

Horário: 8:00-21:00 Local: Estande do Instituto do Cérebro Oficinas:  Ilusão da mão de borracha  Combate ao AVC e Promoção à saúde  Teste AVC ( Riscômetro)  O papel da nutrição na prevenção ao AVC

Dia 28/10 – Jornada Potiguar sobre o Acidente Vascular Cerebral “Informações Atuais para o Tratamento do AVC”

Horário: 08:00-16:10 Local: AUDITÓRIO NUTRIVIDA (Avenida Antônio Basílio, 3915. Lagoa Nova – Natal – RN) Inscrições: pelo site http://nutrivida-homecare.com.br/

Abertura Horário: 08:00-08:20 Palestrante: Dr. Fernando Lisboa (Médico Cirurgião) e Dra Lindinalda Rocha (Diretora Nutrivida)

Palestra I Tema: “Neuroplasticidade e o AVC ” Horário: 08:20-09:00 Palestrante: André Pantoja (Coordenador e Fisioterapeuta)

Perguntas: 09:00-09:10

Palestra II Tema: “Tratamento do AVC agudo” Horário: 09:10-09:50 Palestrante: Dr. Marcelo Marinho (Médico Neurologista)

Perguntas: 09:50-10:00

COFFE BREAK: 10:00-10:10

Palestra III Tema: “Atualizações no Acidente Vascular Cerebral” Horário: 10:10-10:50 Palestrante: Dr. Carlos Eduardo (Médico Neurologista)

Perguntas: 10:50-11:00

Palestra IV Tema: “Atuação da Home Care no Acidente Vascular Cerebral” Horário: 11:00-11:40 Palestrante: Dr. João Braz (Médico Clínico Geral)

Perguntas: 11:40-11:50

ALMOÇO Horário: 12:00-13:00

Palestra V Tema: “Terapia Nutricional no Acidente Vascular Cerebral” Horário: 13:00-13:40 Palestrante: Conceição Davim (Nutricionista)

Perguntas: 13:40-13:50

Palestra VI Tema: “AVC e o desempenho ocupacional” Horário: 13:50-14:30 Palestrante: Igor Melo (Terapeuta Ocupacional)

Perguntas: 14:30-15:10

COFFE BREAK: 15:10-15:20

Palestra VII Tema: “Reaprendendo a falar e deglutir” Horário: 15:20-16:00 Palestrante: Larissa Souza (Fonoaudióloga)

Perguntas: 16:00-16:10

Palestra VIII Tema: “A Fisioterapia na fase aguda do AVC” Horário: 16:10-16:50 Palestrante: Dra. Tatiane Ribeiro (Fisioterapeuta)

Perguntas: 16:00-16:10

Dia 29/10 – 8ª Ação de Promoção à Saúde e Combate ao AVC DIA MUNDIAL DO AVC

Horário: 11:00-21:00 Locais:  Praia Shopping  Partage Norte Shopping

Descrição da ação: orientações ao público sobre sinais e sintomas do AVC, fatores de risco e forma de prevenção. Atividades como aferição de pressão e cálculo do IMC também serão realizadas.

 

*Santa Cruz 

23 e 24/10: Minuto AVC. Ações de prevenção na FACISA e no HUAB.

25/10 – 19h: NeuroCine: Filme: “O escafandro e a borboleta”

26/10: – 15h: Palestra “O que é o AVC?”

– 15:15: Fase aguda do AVC

– 15:45: Diretrizes de reabilitação o AVC.

16:30: Atuação da TO no AVC

27/10 – Roda de conversas e café manhã Prevenção primária e secundária

– 7h: pacientes

8h: Servidores

  

RONDÔNIA

*Cacoal

27/10 (sexta-feira) das 13:30 as 22:00, no saguão de entrada da UNESC campus Cacoal, os professores e acadêmicos do curso de nutrição realizarão as seguintes atividades:

– orientação sobre o AVC, fatores de risco e prevenção

– orientação nutricional

– distribuição de folhetos

– verificação de pressão arterial

– verificação de peso e altura

– checagem de pulso radial (ensinando o paciente a checar seu pulso – “Cheque o seu pulso e proteja o seu cérebro”)

– avaliação de risco de AVC online (será fornecida uma senha para cada local de campanha)

– divulgação do aplicativo Riscômetro de AVC no smartphone para que cada pessoa possa calcular o seu risco de AVC e possa acompanhar a melhora com modificação dos fatores de risco ao longo do tempo

 

SANTA CATARINA

*Criciúma

28/10 08:00 – 12:00 – praça Nereu Ramos, Com apoio da liga de geriatria da UNESC.

 

*Florianópolis

10-31/10 CURSO CAPACITAÇÃO EM AVC

Local: Hospital Governador Celso Ramos – Centro de Treinamento – Andar térreo www.saude.sc.gov.br

18/10 às 18:00 Palestra: ABC do AVC – Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UFSC

Local: Hospital Universitário – Campus da UFSC

19/10 às 19:00: I JORNADA DO AVC DA NEUROCARE

Local: Auditório do Imperial Hospital de Caridade

22/10 Abertura CAMPANHA AVC 2017 – Parque de Coqueiros

CAMINHADA DE ABERTURA

Horário: 15:00h

Distribuição de material informativo

22-24/10 I JORNADA DE ESTUDOS DO AVC

Local: UDESC Coqueiros www.sympla.com.br/i-jornada-de-estudos-de-avc—udesccefid__198427

27/10 AVC para a população

Local: Shopping Beiramar – Piso térreo e Praça de Alimentação Horário

15:00-19:00h

Distribuição de Material Informativo / Medida de Pressão Arterial e Glicemia

28/10 AVC para a população

Local: Shopping Beiramar- Piso térreo e Praça de Alimentação

Horário: 11:00-17:00h

Distribuição de Material Informativo / Medida de Pressão Arterial e Glicemia

29/10 AVC na Beira Mar Norte

Horário: 8:30-14:30h

Distribuição de material informativo / Medida de Pressão Arterial e Glicemia

CAMINHADA DE COMBATE AO AVC Horário: 10:00-11:00h

 

*Itajaí

Parceria:  Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e “Associação de Afásicos de Itajaí e Região” (AAfas)

SEMANA DE 23 A 27 DE OUTUBRO DE 2017

23/10 – DIVULGAÇÃO INTERSETORIAL
Local: Universidade do Vale do Itajaí
Horário: 14 às 18 h

24/10 – DIVULGAÇÃO EM ESPAÇOS DE SAÚDE
Locais: UBS Praia Brava / Hospital Ruth Cardoso
Distribuição de material informativo
Horário: 14 às 18 h

25/10 – DIVULGAÇÃO AOS ACADÊMICOS DA UNIVALI
Local: Universidade do Vale do Itajaí
Distribuição de material informativo
Horário: 14 às 18 h

25/10 – RODA DE CONVERSA EM SALA DE AULA
Local: Universidade do Vale do Itajaí
Horário: 19 às 22 h

26/10 – RODA DE CONVERSA EM SALA DE AULA
Local: Universidade do Vale do Itajaí
Horário:19 às 22h

26/10 – DIVULGAÇÃO NA CÂMERA DE VEREADORES
Local: Câmera de Vereadores de Itajaí
Horário:14 às 18 h

27/10 – RODA DE CONVERSA EM SALA DE AULA
Local: Universidade do Vale do Itajaí
Horário:8 às 12 h

*Joinville

29/09 (sexta-feira) – Abertura das Atividades da Campanha

Fórum de Políticas Públicas em AVC

Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville

Horário: 09:00 às 16:30H

Objetivo: Reunir gestores e profissionais de saúde da Macro região do Planalto Norte e Nordeste de Santa Catarina com propósito de através de

apresentação de grandes temas e mesas redondas discutirmos em que estágio estamos na implantação deste modelo integrado dos atendimento ao AVC, os resultados até agora atingidos bem como barreiras enfrentadas, com o intuito de planejarmos as ações futuras, seja à nível da municipalidade, macro região do Planalto Norte e Nordeste bem como à nível do estado de Santa Catarina.

Programa

  • Epidemiologia do AVC / Resultados JOINVASC
  • Seguimento epidemiológico e resultados dos últimos 20 anos
  • Rede Básica Prevenção Primária e Secundária
  • Impacto dos pronto atendimentos no atendimento ao AVC
  • Atendimento pré-hospitalar Estruturação SAMU
  • Atendimento na sala de emergência ao AVC
  • Apresentação serviço de referências I, II e III
  • Atendimento multidisciplinar em U-AVC
  • AULA MAGNA – Perspectivas atuais e futuras no tratamento do AVC
  • Hospitais de Retaguarda – EMAD
  • Organização do atendimento ao AVC na rede privada
  • Experiência de implantação no Centro Hospitalar Unimed – Joinville
  • Acesso á Reabilitação Integral
  • Custo AVC Incentivo financeiro e Tabela SUS
  • Política Pública Nacional

 

23 à 27/10 (segunda à sexta feira):

Palestras informativas na Univille nos diversos cursos

Atividades nas dependências do Hospital Municipal São José

28 e 29/10 (sábado e domingo):

Exposição interativa: AVC – A Vida Continua

Local: Shopping Mueller

Horário: 10:00 às 22:00hs

Objetivo: atividade de educação em saúde através de uma mostra interativa aonde informações sobre a doença serão fornecidas, bem como a possibilidade de através desta exposição o participante vivenciar algumas das possíveis sequelas.

Estações

  • Estande 1 O que é AVC? AVC isquêmico e Hemorrágico
  • Estande 2 Fatores de Risco Foco na Hipertensão Arterial, Tabagismo e Fibrilação Atrial
  • Estande 3 Sinais e Sintomas Escala de Cincinnati
  • Estande 4 AVC e as Dificuldades Motoras Hemiparesia – Papel da Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Estande 5 AVC e a Disfagia Explicar a Disfagia – Papel da Fonoaudiologia e Nutricionista
  • Estande 6 AVC e a Alteração Visual (Hemianopsia) Vivência com os Óculos – Papel da Terapia Ocupacional
  • Estande 7 AVC e as dificuldades de Comunicação Dicas de estratégia para comunicação – Papel da Fonoaudiologia e da Psicologia
  • Estande 8 AVC e o Comprometimento Emocional e Dificuldades de Memória
  • Estande 9 AVC, A Vida Continua: Importância do acesso imediato e mantido à reabilitação nos primeiros 6 meses. Reabilitação e readaptação para as atividades da vida diária. Reinserção do indivíduo na sociedade.

29/10 (Domingo) – Encerramento das atividades da campanha

Corrida / Caminhada – AVC: A Vida Continua

Local: Centreventos Cau Hansen

Horário: 07:00H às 12:00H

Nesta oportunidade será divulgada a campanha com distribuição de camisetas, informativos e orientação sobre AVC.

Ações em tendas com educador físico, nutricionista, enfermagem, neurologista entre outros profissionais envolvidos com o atendimento ao AVC

 

ESTADO DE SÃO PAULO

 

*São Paulo

AME Idoso Sudeste

I – AÇÕES PARA PÚBLICO GERAL

  1. Palestra: Acidente Vascular Cerebral – a melhor escolha é a prevenção Data: 20/10/2017 às 10:00h
  1. Distribuição de panfletos da campanha (sinais de alerta, aplicativo AVC Brasil e Riscômetro de AVC)
  2. Cartazes da campanha

II – AÇÕES PARA PÚBLICO INTERNO DO AME IDOSO SUDESTE (Colaboradores)

Rua Domingos de Morais, 1947 – Vila Mariana – São Paulo – SP – CEP: 04009-003– PABX: (011) 4280 – 2860

  1. Treinamento de capacitação em atendimento de paciente com AVC

27/10/2017 – 12:00 às 13:00h

27/10/2017 – 13:00 às 14:00h

Conteúdo: O que é AVC

Principais quadros clínicos

Entendendo as manifestações e demandas dos pacientes

Prevenção – multiplicador do conhecimento

Certificado de multiplicador do conhecimento

  1. Distribuição da Brochura World Stroke Organization 2017 para corpo clínico e técnico (enviado pela Rede Brasil AVC).
  2. Compartilhamento com corpo clínico do livreto “AVC Brasil – Modelagem da Rede e Estruturação dos Centros Especializados do AVC” produzido pela Rede Brasil AVC e que traz as Portarias MS 664-665/2012 e 800/2015 do Ministério da Saúde que regulamentam a implantação dos Centros Especializados do AVC. Abertura de discussão em grupo de email.

 

Santa Casa de São Paulo

19/10 – 12H: Aula de capacitação para voluntários da campanha

Local: Anfiteatro Emílio Athiê, Complexo Hospitalar Santa Casa de São Paulo;

Palestrante: Acadêmico Felipe Cabral e Dr. Rubens Gagliardi

28/10- das 08:30 às 16:30: Mutirão

Locais: Estações de metrô Sé, Tatuapé e Barra Funda; Parque da Água Branca (somente até as 12:00h)

Distribuição de material informativo, coleta de dados com a população e aferição da pressão arterial

 

*Franca

 29 de outubro: 08h – 2ª caminhada de Combate ao AVC

Local: Av. Presidente Vargas, Franca/SP (saída em frente ao supermercado São Paulo)

Orientação com profissionais da saúde.

 

*Ribeirão Preto

25/10 – 09:00 – Abertura da Semana do AVC – Solenidade no HCFMRP-USP – Aniversário da Unidade de AVC da UE-HCFMRP-USP

26/10 – 09:00-12:00 –  Capacitação em AVC para SAMU e Unidade de Emergência do HCFMRP_USP

28/10 – 08:00-12:00 – Atividade de esclarecimento e conscientização sobre AVC com população – Praça XV

29/10 – 08:00-12:00 – Atividade de esclarecimento e conscientização sobre AVC com população – Parque Carlos Raya

 

*Cabreúva

24/10 TERÇA FEIRA 9:00 HRS – Palestra: AVC PARA A POPULAÇÃO
Local : Câmara Municipal de Cabreúva
Distribuição de material informativo / Vídeos informativos

24/10 TERÇA FEIRA 14:00 HRS CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AVC PARA OS PROFISSIONAIS E AGENTES DE SAUDE
Local: Policlínica Milena Ciola Bonfim
Distribuição de material informativo/ Vídeos informativos

26/10 Quinta Feira 9:00 hrs Palestra: AVC PARA POPULAÇÃO
Local: ACATI- Associação Cabreuvana da Terceira Idade
Distribuição de material informativo/ Vídeos informativos

26/10 Quinta Feira 14:00 HRS Conscientização sobre AVC para profissionais e agentes de saude
Local: USF Bananal
Distribuição de material informativo/ Vídeos informativos

30/10 segunda Feira 14:00 hrs Conscientização de AVC para Profissionais e agentes de saúde.
Local: Policlínica Wilson Federzoni
Distribuição de material informativo/ Vídeos informativos

07/11 terça feira 14:00 hrs Conscientização de AVC para Profissionais e agentes de saúde.
Local: USF Pinhal
Distribuição de material informativo/ Vídeos informativos

08/11 Quarta –feira 14:00 hrs Conscientização de AVC para Profissionais e agentes de saúde.
Local: USF Vilarejo
Distribuição de material informativo/ Vídeos informativos

10/11 Sexta feira 10:00 hrs Conscientização de AVC para Profissionais e agentes de saúde.
Local : USF Centro
Distribuição de material informativo/ Vídeos informativos

10/11 Sexta feira 10:00 hrs Conscientização de AVC para Profissionais e agentes de saúde.
Local: USF Vale Verde
Distribuição de material informativo/ Vídeos informativos

 

*Campinas

Centro de reabilitação de campinas

23/10 – 8h: Roda de Conversa – Direitos Sociais

9h: Mitos E verdades sobre alimentação na hipertensão

10h: Consciência Corporal na Praça

11h: Mitos e Verdades Sobre exercícios na hipertensão

13h: AVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCO E DISTRIBUIÇÃO DE INFOGRÁFICOS DURANTE TODA A SEMANA

14h: Roda de Conversa – Direitos Sociais

15h: Conhecendo Os rótulos dos alimentos

16h: Consciência Corporal na Praça

24/10 – 8h: Roda de Conversa – Uso correto da medicação

9h: Tenda Do Conto

11h: Exercícios e Respiração – Relaxamento

13h: AVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCO E DISTRIBUIÇÃO DE INFOGRÁFICOS DURANTE TODA A SEMANA

14h: Mitos e Verdades Sobre alimentação na hipertensão

15h: Mitos e Verdades Sobre exercícios na hipertensão

16h: Exercícios e Respiração – Relaxamento

25/10 – 8h: Roda de Conversa – Grupo de cuidadores Infantil

9h: Temperos Naturais

10h: Exercícios e Respiração – Relaxamento

13h: AVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCO E DISTRIBUIÇÃO DE INFOGRÁFICOS DURANTE TODA A SEMANA

14h: Diferença entre Light e Diet

15h: Mitos e Verdades Sobre exercícios na hipertensão

16h: Exercícios e Respiração – Relaxamento

26/10 – 8h: Oficina de Ervas – Temperos na horta

10h: Mitos e Verdades Sobre exercícios na hipertensão

11h: Exercícios e Respiração – Relaxamento

13h: AVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCO E DISTRIBUIÇÃO DE INFOGRÁFICOS DURANTE TODA A SEMANA

14h: Aquecimento / Exercícios em roda + Caminhada pelo AVC

15h: Oficina de Ervas – Temperos na horta

16h: Exercícios e Respiração – Relaxamento

27/10 – 8h: Terapia Corporal

9h: Roda de Conversa – Órteses, Próteses e Meios Assistivos de Locomoção

10h: Roda de Conversa – Uso correto da medicação Consciência Corporal na Praça

11h: Consciência Corporal na Praça

13h: AVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCO E DISTRIBUIÇÃO DE INFOGRÁFICOS DURANTE TODA A SEMANA

 

Unicamp

26/10 – Simpósio Acadêmico de Inovação no AVC – vagas esgotadas – http://www.brainn.org.br/evento/i-simposio-academico-de-inovacao-no-avc/

27/10 – Oficina ReeducAVC – Entendendo e prevenindo o AVC – Vagas limitadas – Interessados enviar e-mail para [email protected].

29/10 – Panfletagem e orientação na corrida VOLTA da Unicamp.

  

*Itapeva

09/10 – divulgação dos materiais impressos e vídeos na Associação do Aposentados da CESP do Município

26/10- 09h – Palestra com Médico atuante no SAMU ” Prevenindo o AVC”

– sensibilização aos profissionais da Saúde atuantes em toda a Rede, na Escola Técnica  Dr. Demétrio Azevedo Júnior

.                        – distribuição de materiais de divulgação e orientações em sala de espera nas unidades de saúde

09/11– sensibilização no Curso de Fitoterapia , na aula de Fitoterapia no sistema cardiovascular e respiratório.

 

*Marília

23/10- Pedágio “Você sabe reconhecer um AVC?”

11h – Terminal Urbano Municipal

15h30- UNATI – Universidade Aberta da Terceira Idade – UNESP CAMPUS II

24/10 – Pedágio “Você sabe reconhecer um AVC?”

12h – Centro Comercial da Cidade – Rua São Luis

17h – Terminal Urbano Municipal

25/04 – “ Tratamento Emergencial do AVC”

Local: Anfiteatro do Hemocentro – FAMEMA

20h – Epidemiologia do AVC – Dr. Luiz Henrique Stefano (Neurologia – FAMENA)

20h20 – Tratamento Clínico do AVCI – Fase Aguda – Dr. Jeferson Santiago (Neurologia – FAMENA)

20h40 – Trombectomia Mecânica no AVC Isquêmico Prof. Dr. Osmi Hamamoto (Neurocirurgia – FAMENA)

21h – Casos clínicos tratados cm Trombectomia Dr. Ruy Okaji (Neurocirurgia – FAMENA)

26/10 – Pedágio “Você sabe reconhecer um AVC?”

11h – Terminal Urbano Municipal

14h – Escolas de Marília

19h – Capacitação: Tempo é Cérebro

Local SAMU 192

 

*Santos

Santa Casa

Data: 23/10/2017, das 9h às 18h.

CAMPANHA

Local: Entrada principal da Santa Casa de Santos.

Estrutura: Barraca, mesas e cadeiras, faixas, banners, aparelhos de PA.

Atividades: Distribuição de folhetos informativos, orientações sobre prevenção e atendimento da fase aguda do AVC, aferição de PA, entrevista com mídia.

Participantes: Equipe da Neurologia, estagiários da Neurologia, demais médicos da Santa Casa interessados, Profissionais da Santa Casa e do Plano de Saúde.

Apoio: Santa Casa de Santos, Plano Santa Casa Saúde, Neurosantos, Laboratório Boehringer, Rede Brasil AVC.

– MÍDIA

  • Entrevistas programadas para o dia da Campanha em programas locais de rádio e televisão sobre o tema AVC.
  • Publicação da Campanha em jornal Local: A TRIBUNA em 17/10/2017.
  • Publicação da Campanha em jornal Local: BOQUEIRÃO NEWS em 18/10/2017.
  • Publicação da Campanha: G1.GLOBO em 17/10/2017.

 

AULA SOBRE AVC E FIBRILAÇÃO ATRIAL

Dia: 22/11/2017.

Local: Restaurante Adega Decanter – Santos.

Público selecionado: Neurologistas e Cardiologistas.

Palestrante: Dr. Juarez Harding, neurologista coordenador da Santa Casa de Santos.

Apoio: Laboratório Pfizer / Neurosantos.

 

*São José do Rio Preto

Local: Anfiteatro Fleury
Entrada Franca

23/10 – 13h – Abertura: Definição de AVC
13h15- Psicologia
13h40- Enfermagem
14h05 – Linguagem
Coffee Break
15h – Disfagia
15h25 – Nutrição
15h50 – Fisioterapia
16h10 – Terapia Ocupacional
16h35 – Ilhas com equipe multidisciplinar para orientações

26/10 – 19h30: Tratamento do AVC nos dias atuais

 

*Fernandópolis e região

21/10 – SÁBADO Divulgação do cronograma de atividades para a imprensa. (Folders, Faixas, Cartazes e Folhetos).

22/10 – DOMINGO

8 h30min. Palestra e entrega de materias informativos na Escola .Estadual (E.E). Prof.Dathan Cervo. Programa Escola da Família. Indiaporã. SP.

9h- Palestra e entrega de materiais informativos na E.E.Eng. Haroldo Guimarães Bastos. Programa Escola da Família. Macedônia SP.

23/10 – 2ª FEIRA 

08h- Palestra aos clientes e colaboradores das Clinicas Integradas das FIFE/FEF

13h- Entrega de materiais nos Centros de Assistência a Saúde de Fernandópolis.SP

13h30min – Palestra com apresentação de vídeos na E.E. José Brandini na cidade de S. J. Duas Pontes.SP

21h- Orientações a respeito do AVC. Publico alvo: Acadêmicos da FIFE/FEF.

24/10 – 3ª FEIRA
09h –
Palestra e entrega de materiais informativos na APAE RURAL de Fernandópolis. SP.

13h – Palestra, apresentação de vídeos e entrega de materiais informativos nos setores de espera da Santa Casa de Fernandópolis. SP.

14h – Palestra em Escolas Municipais e Estaduais conforme cronograma estabelecido pela Diretoria de ensino e Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis. SP
25/10 – 4ª FEIRA

9h- Palestra na Diretoria de Ensino de Fernandópolis.SP

10h 30min– Palestra Local: UBSs das cidades de Macedônia.SP , Estrela d. Oeste. SP,General Salgado, SP.

Apresentação de vídeo na TV. (Setor de espera).

14h – Palestra em Escolas Municipais e Estaduais conforme cronograma estabelecido pela Diretoria de ensino e Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis. SP

26/10 – 5ª FEIRA

8h Palestra em Escolas Municipais e Estaduais conforme cronograma estabelecido pela Diretoria de ensino e Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis. SP
13h30min- Palestra -Santa Casa de Fernandópolis (Setores espera de ambulatórios)

Apresentação de vídeos nas TVs. (Setores de espera).Entrega de materiais.

13h Palestra em Escolas Municipais e Estaduais conforme cronograma estabelecido pela Diretoria de ensino e Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis. SP
27/10 – 6ª FEIRA
08h às11h- Evento na Praça da Matriz de Fernandópolis SP

 

CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO AVC 2017

Orientações ao público, verificação de PA e IMC. Distribuição de informativos e orientação sobre hábitos de vida saudável, prevenção ao AVC, sinais e sintomas iniciais do AVC. Ensinar as pessoas a checagem do pulso radial, Divulgação do aplicativo Riscômetro de AVC, entre outras orientações.

13h Palestra em Escolas Municipais e Estaduais conforme cronograma estabelecido pela Diretoria de ensino e Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis. SP

14h – Palestra e distribuição de informativos e orientação sobre hábitos de vida saudável, prevenção ao AVC, sinais e sintomas iniciais do AVC. Local: Clinicas Integradas da FIFE/FEF.

28/10 – SÁBADO

13h- Palestra e distribuição de informativos e orientação sobre hábitos de vida saudável, prevenção ao AVC, sinais e sintomas iniciais do AVC. Ensinar as pessoas a checagem do pulso radial.Entre outras orientações Local: Escolas Estaduais que contemplam o Programa Estadual Bolsa Escola da Família.

29/10 – DOMINGO- Dia Mundial do AVC – Divulgação na mídia local e regional. Qual o seu Motivo para Prevenir um AVC?

13h- Palestra e distribuição de informativos e orientação sobre hábitos de vida saudável, prevenção ao AVC, sinais e sintomas iniciais do AVC. Ensinar as pessoas a checagem do pulso radial.Entre outras orientações Local: Escolas Estaduais que contemplam o Programa Estadual Bolsa Escola da Família.

Apoio:

Faculdades Integradas de Fernandópolis- FIFE
Secretaria de Saúde de Fernandópolis.SP
Secretaria de Educação de Fernandópolis. SP

 

SERGIPE

* Aracaju

23/10/2017

 

Ação: Capacitação dos Residentes do programa Saúde da Família da UFS-ARACAJU

Local: Secretaria Municipal de Saúde

Turno: Tarde

24/10/2017

Local: Escola Estadual Augusto Maynard

Turno: Manhã

25/10/2017

Ação: Capacitação dos Residentes do programa Saúde da Família da UFS-ARACAJU

Local: Universidade Federal de Sergipe

Turno: Tarde

26/10/2017

Local: Clinica Ciclos

Turno: Tarde

27/10/2017

Local: UFS Carlos Hadman Cortes/Aracaju

Turno: Manhã

Público Alvo: Grupo de Idosos – HIPERDIA

27/10/2017

Local: UFS Carlos Hadman Cortes/Aracaju

Turno: Manhã

Público Alvo: Grupo de Idosos – CRAS

30/10/2017

Local: CEMAR Siqueira Campos: Centro de Especialidades Médicas de Aracaju

Turno: Tarde

Público Alvo: Pacientes de neurologia e cardiologia

01/11/2017

Local: Clínica de Saúde da Família João Antônio de Abreu / Poço Verde/SE

Turno: Manhã

Público Alvo: Grupos de idosos do CRAS e NASF; Pacientes que sofreram AVC e a equipe de Saúde da Família

01/11/2017

Local: Academia da Cidade / Bairro: 13 de Julho

Turno: Manhã

Parceria: Magno – Coordenador do Programa Academia da Cidade

09/11/2017

Matéria sobre a campanha e o mês do idoso para TV local, com o grupo de idosos do Bairro Augusto Franco.

 

 

*Lagarto

25/10/2017 (tarde)
1.Ação: Apresentação da paródia da campanha de combate ao AVC e entrega dos panfletos com orientações sobre prevenção do AVC.
Local: Enfermarias do Hospital Universitário de Lagarto
Responsáveis: Residência Multiprofissional
Público alvo: pacientes, acompanhantes e profissionais.

2.Ação: Apresentação teatral sobre os sinais e sintomas do AVC.
Local: Sala de espera do Hospital Universitário de Lagarto
Responsáveis: Residência Multiprofissional
Público alvo: pacientes, acompanhantes e profissionais.

25/10/2017 (manhã)
1.Ação: Orientação e entrega de panfletos sobre a Campanha de combate ao AVC
Local: UBS Maria do Carmo
Responsáveis: Residência Multiprofissional com participação dos profissionais da Unidade de saúde.
Público alvo: população em geral.

26/10/2017 (manhã e tarde)
1.Ação: Orientações e entrega de material informativo
Local: Centro comercial de Lagarto/ calçadão
Responsáveis: Liga Acadêmica de Disfagia
Público Alvo: População em geral.

30/10/2017 (segunda-feira pela manhã)
1.Ação: verificação da pressão arterial, glicemia, orientações farmacêuticas, aula de dança, orientações e panfletagem.
Local: feira-livre
Responsáveis: Residência Multiprofissional com participação de alunos da graduação e equipes de saúde do município

 

TOCANTINS

*Palmas

19/10 – 19h : Palestra- Semana de Fisioterapia. “ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL” Palestra com a Fisioterapeuta Carolina Cavalcante.

Público alvo: Acadêmicos de Fisioterapia.
Local: ULBRA
Entrega de panfletos, informações e orientações aos acadêmicos. Divulgação sobre a linha de cuidados do AVC, tendo o Hospital Geral Público de Palmas como referência no tratamento do AVC no estado do Tocantins.

23/10 – 17h – 19h: Montagem de estande saúde. Ponto de informação para aferição da pressão arterial. Orientação Nutricional, circunferência abdominal e distribuição de folhetos educativos.
Foco na cobertura da mídia impressa e televisiva.
Público alvo: Frequentadores da Praça que realizam caminhadas, corridas e exercícios físicos.
Local: PRAÇA DOS GIRASSÓIS

25/10 – 14h- 17h: Montagem de estande saúde. Orientação Nutricional e distribuição de folhetos educativos.
Foco na cobertura da mídia impressa e televisiva.
Público alvo: Frequentadores do shopping
Local: SHOPPING CAMPIM DOURADO

26/10 – 16h-19h: Montagem de estande saúde. Ponto de informação para aferição da pressão arterial. Orientação Nutricional, circunferência abdominal e distribuição de folhetos educativos.
Foco na cobertura da mídia impressa e televisiva.
Público alvo: Frequentadores do parque.
Local: Montagem de estande saúde. Ponto de informação para aferição da pressão arterial. Orientação Nutricional, circunferência abdominal e distribuição de folhetos educativos.
Foco na cobertura da mídia impressa e televisiva.
Local: Parque Cesamar.

27/10- 17h-20h: Montagem de estande saúde. Ponto de informação e distribuição de folhetos educativos.
Divulgação sobre a linha de cuidados do AVC, tendo o Hospital Geral Público de Palmas como referência no tratamento do AVC no estado do Tocantins.
Público alvo: Frequentadores da Feira
Local: FEIRA COBERTA DA 304 SUL